quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Este texto foi traduzido automaticamente nas coxas.
Se quiser ler no original vá em:
http://www.icrit.org/tablets.html

Qual Tablet Devo Comprar?

O consenso geral é que a Wacom é a única marca que vale a pena comprar
. Não só eles fabricam o produto da mais alta qualidade no mercado como a maioria dos programas de imagem são concebidos para compatibilidade com Wacom especificamente. Wacom é padrão profissional e seus modelos mais baratos também são muito bons para o uso doméstico.

Se você tiver um orçamento apertado, a sua melhor aposta é provavelmente a Bamboo da Wacom, o último modelo de bambu tem 1024 níveis de sensibilidade à pressão, a 2.540 linhas por polegada de resolução, um + / -0,02 em (+ / - 0,5 mm de precisão), uma Taxa de transmissão máxima de 133 pontos por segundo, o padrão de conexão USB e reversibilidade, tanto para direita e canhotos. A Bamboo também possui quatro teclas personalizáveis. O tamanho só se trata é de 9,8 "x 6,9" (249mm x 175mm), mas isso é mais que suficiente para um artista hobby. Vai correr-lhe $ 99.

Se você trabalha profissionalmente, você pode procurar a Intuos4 (os modelos mais antigos da Intuos também pode ser suficiente em uma pitada, a um preço ainda mais barato para arrancar).
A Intuos4 é a tablet de grau superior profissional no mercado (com uma exceção, que eu vou mencionar a seguir). Com recursos top de linha, a Intuos4 tem 2048 níveis de sensibilidade à pressão (o dobro do Bamboo), uma resolução de 5.080 linhas por polegada (mais uma vez, o dobro do Bambu's), uma precisão de + / -0,01 em (+ / -0,25 mm), uma taxa de transmissão máxima de 197, conexão USB padrão e ambidestro e reversibilidade, e uma roda de toque e 6 -- 8 teclas de atalho personalizáveis (dependendo do tamanho do modelo).
Uma das características mais notáveis do Intuos4, que falta na Bamboo, é o suporte para inclinação da caneta, que, dependendo do programa de sua escolha, pode ser um elemento fundamental em seu processo.

A Intuos4 vem em 4 tamanhos de vários preços. Existe a pequena 12,2 x 8,2 polegadas (309 milímetros x 208 milímetros), ao preço de $ 229 dólares, a média 14,6 "x 10,0" (370 milímetros x 254 milímetros) com preço de US $ 349 USD, o grande 18,7 x 12,6 polegadas (474 milímetros x 320 milímetros) ao preço de R $ 469, ea XL 24,5 "x 18,2" (623 milímetros x 462 milímetros), ao preço de $ 789 USD. O pequeno modelo possui 6 teclas personalizáveis, enquanto o resto tem 8; isso, tamanho e preço são as únicas diferenças significativas entre os modelos. Que tamanho é melhor para você pode variar muito em seu bolso, como espaço de trabalho quanto você tem à sua disposição, a portabilidade é muito importante para você, e preferências pessoais, os modelos maiores lhe darão mais espaço para trabalhar com e com isso mais controle sobre seu trabalho, ou você pode preferir o apertado espaço dos modelos menores. Pessoalmente, eu recomendo o modelo médio, acho que é menos restritivo do que o modelo pequeno e menos pesado e difícil de armazenar que os modelos maiores.

Se você está iniciandoi como artista digital, sua escolha vai cair entre o Bamboo e a Intuos4. Os principais fatores de decidir entre os dois são:

a) A pressão da caneta - quantos níveis de pressão do tablet reconhece desde o mais leve toque para o toque mais duro - a Intuos4 tem o dobro sobre o bambu. Honestamente, não há muita diferença entre 1024 níveis de sensibilidade à pressão e 2048. Você provavelmente não irá notar a diferença mesmo se você atualizar de 1024 para 2048. Acho, contudo, notar quando eu voltar downgrade do meu comprimido para um 2048 com 1024 -, mas eu pessoalmente não acho que isso afeta a qualidade do meu trabalho, sob qualquer forma significativa. No entanto, sua milhagem pode variar, por isso este é um factor a considerar.

b) O anel de toque. É realmente tipo de fresco. Ele pode girar a tela se o seu programa de imagens suporta-la. Os botões extras são também muito agradável se você usá-los, mas não é importante.

c) A inclinação da caneta. Este é um grande negócio, e pode afetar a maneira que você trabalha com seus pincéis. Dependendo dos pincéis que você usa, ele pode percorrer um longo caminho para tornar o seu trabalho se sentir mais natural. Eu sinto isso quando volto a um modelo sem inclinação. Não é algo que você não pode viver sem, no entanto - como a pressão da caneta, ela provavelmente não vai afetar significativamente a qualidade de seu trabalho, apenas o seu processo.

d) Tamanho O pequeno tamanho da Bamboo é aceitável para um artista amador, mas se você é profissional, você vai querer pelo menos uma tablet de tamanho médio, se não maiores. O tamanho pequeno é um pouco apertado para o trabalho em alta definição.Você pode fazê-lo funcionar, mas uma maior dimensão é muito mais fácil e aconselhável a utilização deste tipo de arte.

Pessoalmente, eu diria que a opção é a Intuos 4. É o melhor modelo com relação custo/benefício, e não é tão caro - os recursos extras e espaço maior mais do que vale a pena. Ela vai durar um mais que a Bamboo, e se um dia você se decidir ir para o trabalho profissional (ou apenas quer uma ferramenta melhor para trabalhar), você não terá que desembolsar o dinheiro extra em cima do que você gastou com a Bamboo.

Se você já é um artista profissional, rich as fuck (do texto em inglês- n0ta do tradutor), ou ambos, o último produto que você pode querer considerar a fabulosa Cintiq. A Cintiq é a tablet que permite desenhar diretamente na tela. É também bem mais cara. O menor modelo (aproximadamente do tamanho de um Intuos4 médio) custa R $ 999 USD. Os maiores custos de modelo de US $ 1999 USD. Embora não seja um substituto para o papel e lápis, é a coisa mais próxima no mundo digital, a reunião da caneta com a tela pode trazer de volta a familiaridade da mídia tradicional. Se você nunca foi capaz de se acostumar ou fica desconestado com uma tablet normal, a Cintiq pode ser para você. Ele também possui 8-10 teclas personalizáveis, a inclinação da caneta, 1024 níveis de sensibilidade à pressão e um suporte de tela que permite uma rotação de 360 graus.

Dito isto, a Cintiq tem a sua quota de erros. Alguns citam uma desfasagem de tempo entre a tela e a caneta, linhas irregulares, calor, cabos abundantes impedindo a portabilidade, agitação caneta para as bordas da tela (especialmente sobre os pequenos 12WX), manchas de tela, tela de baixa qualidade (blurred linhas, cores maçante) e o desenho da caneta pobres como os principais problemas. Não é uma tecnologia aperfeiçoada, e muitos consideram que é demasiado imperfeito para o preço. Com a introdução do Intuos4 (que agora tem o dobro da sensibilidade à pressão da Cintiq), parece que essa linha de produto está se aproximando o prazo para a sua próxima iteração, que esperamos resolver estas questões.

Tenha em mente que não importa o modelo da tablet que você compra, a tablet não vai magicamente fazer de você em um artista incrível.
Ela é apenas uma ferramenta.


Resumindo:

Se você está sem grana, pegue o Wacom Bamboo. Se você é profissa no seu trabalho, compre uma Intuos4 Wacom. Se você
tem grana sobrando, comece com uma Wacom Cintiq.

18 comentários:

  1. Ola Angelo ,
    Primeiramente , parabens pela iniciativa.

    Eu tenho uma dúvida que até agora não achei lugar nenhum que responda. Como eu faço pra trocar a ponta da caneta da tablet?

    Tenho 2 modelos uma Bamboo Fun e uma Bamboo Pen & touch.

    []s,
    Rodrigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei a resposta no manual. Tem que usar o aro e/ou uma pinça.

      SUBSTITUIÇÃO DA PONTA DA CANETA:

      A ponta da caneta se desgastará normalmente com o uso. Pressão excessiva causará desgaste maiscedo. Substitua a ponta da caneta se ficar muito pequena – menos de 1 mm (0,4 pol.) – ou chata.

      1.Segure firmemente a ponta antiga com o removedor de ponta, um par de pinças, um alicate de pontaou instrumento similar e arranque-a de uma só vez da caneta.

      2.Coloque a ponta da pena nova dentro do cilindro da caneta. Empurre a pena com firmeza até o fim.

      Aviso: Risco de choque. Tome cuidado para não deixar que crianças engulam a ponta da caneta ou o botão.

      A ponta da caneta ou o botão podem ser removidos acidentalmente se forem mordidos.Para solicitar peças de reposição, consulteencomenda de peças e acessórios.Importante: quando a caneta não estiver em uso, coloque-a no suporte para caneta ou a apoiehorizontalmente na superfície da escrivaninha. A extremidade de borracha da caneta deve ser inserida primeiro na alça. Para manter asensibilidade da ponta da caneta, guarde-a em um local onde ela não se apóie sobre a pontaouaborracha (quando equipada).

      http://pt.scribd.com/doc/42372313/Wacom-Bamboo-tablet-manual (PAGINA 66)

      Excluir
  2. parabéns pela iniciativa! esse post veio na hora certa!! estou escolhendo uma tablet para comprar!

    vc sabe dizer se a bamboo Pen & Touch é muito melhor do que a Bamboo Pen? Eu vi nos sites de venda que a diferença (além da pressão) é que a primeira possui o Touch. Isso é muito importante? Faz realmente a diferença?

    Abraço,
    Marina

    ResponderExcluir
  3. Ei, valeu pelo blog, agora finalmente vou ter onde perguntar QUAL A DIFERENÇA ENTRE A BAMBOO E A BAMBOO FUN?!?

    ResponderExcluir
  4. rapa comprei essa semana a bamboo fun
    ela é bem melhor por obter varias funcoes com a touch e pen, e o tamanho ser maior que a BAMBOO
    essa é a diferenca no tamanho e alguns softwares que no caso da FUN vem com todos os softwares, ja as outras tem a diferenca
    e voce olhando no site da wacom tem la tudinho é só escolher o idioma por. br e ver comparacoes!
    ^^ agora tambem fiquei na duvida de como trocar a caneta!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Ganhei de presente uma BAMBOO Touch. Ela não vem com a PEN. Pelo que pesquisei é um modelo mais simples. Gostaria de saber se existe uma PEN que de para instalar nesta tablet. Não tenho como trocar a tablet, pois é importada. :(

    Tks!

    ResponderExcluir
  6. acabei de comprar uma Intuos4 média e sinceramente é um produto realmente voltado para profissionais, tem muita diferença da bamboo. experimentei uma cintiq pequena 12wx e lhes digo que não é tão fodona assim. tô satisfeitíssimo.

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma tablet bamboo e estou plenamente satisfeito. Muito fácil de usar. Mas entrei neste blog pra ver esta resposta de como se troca a ponta, alguém sabe?

    ResponderExcluir
  8. O tablet Wacom, serve só para desenhar? É que pretendo comprar um.

    ResponderExcluir
  9. Para trocar a ponta das canetas da bamboo é só puxar com uma pinça, pois é assim que se tira.
    abs

    ResponderExcluir
  10. Não, a tablet wacon serve para ilustrar e para pintura digital. Tenho uma antiga com 512 níveis de pressão e me serve muito bem, e olha que não sou amador. A tablet é apenas uma ferramenta, isso não quer dizer que vc se tornará um bom artista por ter uma tablet foda ou um artista ruim por ter uma mais simples. Primeiro de tudo é saber as técnicas e depois como aplicá-las no seu trabalho com conceito e coerência. Antes de uma tablet formação é tudo. Abaixo os "micreiros". Abs.

    ResponderExcluir
  11. Ângelo, eu estou com uma baita dúvida: nunca usei uma mesa digitalizadora mas estava pensando em comprar. No meu serviço, o que a caneta da mesa faria eu preciso fazer com o mouse. Agora pergunto: me parece terrível você ter o cursor NO MONITOR e a caneta NO TABLET/MESA. É difícil acompanhar? Digo, é difícil você desenhar na mesa e ir acompanhando a local correto onde a ponta da caneta deveria estar, NO MONITOR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A principio parece a coisa mais dificl do mundo, mas com alguns dias de uso você já se acostumou com o posicionamento caneta/monitor e tudo flui naturalmente.
      É praticamente a mesma coisa que com o mouse/touch de um notebook.
      É bem simples, você vai se acostumar rapidamente.

      Excluir
  12. Quer um site bom, confiável de compra?
    www.mixlider.com

    Diversas novidades e muitos tablets bons xD

    Vcs vão gostar!

    ResponderExcluir
  13. Realmente Rodrigo, comprei um tablet na MixLíder e gostei muito! Podem comprar galera!

    ResponderExcluir
  14. http://www.aiup.com.br/ecommerce_site/categoria_3500-3501_4470_Design-Mesas-Digitalizadoras?gclid=CJS_6ZTqo7ACFYeR7QodhHjLVw

    ResponderExcluir
  15. Comprei um Genesis e achei que tem ótimo custo benefício, porque foi barato e atende todas as minha necessidades muito bem. http://www.tablet.com.br/catalogsearch/result/?q=genesis

    ResponderExcluir
  16. Por favor, alguém me ajude: minhas pontas da Wacom Intuos 4 nunca foram usadas e agora que a primeira e velha ponta ( uns 4 anos já 'esgoelando' todo dia o dia todo) gastou. Nenhuma das novas pontas guardadas funciona. Será que tenho que comprar outra mesa gráfica? Tem como resolver isso, alguém sabe?se comprar só a caneta, corro o risco de que ela não funcione na mesa antiga, não? Uso Wacom desde 1992, desde aquela caneta antiga fininha e nunca tive esse problema. Sempre troquei as pontas numa boa... Se alguém puder me dar uma dica, já agradeço!

    ResponderExcluir